Av. Alberto Craveiro, 1153

Dias Macedo - Fortaleza-CE (85) 3295-2020

WhatsApp Web

Fale com nossa Equipe

Horário de Trabalho

Segunda - Sexta: 7:30-17:30hs

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Arena Castelão está sem contrato de manutenção preventiva há 11 meses

Arena Castelão está sem contrato de manutenção preventiva há 11 meses

A Arena Castelão, principal praça esportiva do Estado do Ceará e que foi atingida por um incêndio de grandes proporções no último sábado (30), não possui, atualmente, um contrato ativo com empresa especializada para manutenção preventiva do equipamento.

O último, assinado por meio de dispensa de licitação junto à empresa Normatel Engenharia, no valor de R$ 1,79 milhão, foi encerrado em março de 2020, não havendo um novo contrato firmado com esta ou qualquer outra empresa para serviços do gênero.

Pelo período de 6 meses, de outubro de 2019 a março de 2020, a secretaria contratou “serviços técnicos de manutenção predial preditiva, preventiva, detectiva e corretiva das instalações físicas prediais dos sistemas e equipamentos abaixo relacionados, com fornecimento de mão de obra especializada, materiais e peças de reposição, para atender as necessidades do Arena Multiuso -Estádio Plácido Aderaldo Castelo”. No entanto, nenhum outro vínculo foi firmado posteriormente.

Legenda: Bombeiros atuam no combate às chamas. Foto: Fabiane de Paula

No portal “Ceará Transparente” consta que a justificativa para assinatura do documento se deu pelo encerramento do primeiro e único contrato de gestão administrativa da Arena Castelão e a necessidade da continuidade dos serviços. A Parceria Público-Privada (PPP), cuja a última empresa gestora foi a LuArenas, chegou ao fim em dezembro de 2018, com a administração da Arena retornando para o Poder Público. Confira a explicação para contratação dos serviços:

“Término da vigência do contrato de concessão administrativa nº 001/2010 e a necessidade de continuidade da prestação de serviços de suporte às ações desenvolvidas pela SEJUV e pelo Estádio Arena Castelão”, diz o documento”.

Manutenção feita por funcionários
A reportagem do Diário do Nordeste procurou a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) para entender como se dá, atualmente, a manutenção preventiva dos equipamentos do estádio. Por meio de nota, o órgão disse que os serviços são realizados por equipe de operação do próprio equipamento, com intervenção técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que, a manutenção da Arena Castelão está sendo realizada pela equipe de operação do próprio equipamento (Bombeiros Hidráulicos, Electrónicos e pintores), tendo como interveniente técnico a Superintendência de Obras Públicas (SOP). Todo trabalho de manutenção segue as orientações do fabricante, com um plano de ação.

No entanto, na mesma nota, o órgão informa que um processo de licitação está em andamento.”A SOP já está com processo de licitação em andamento para uma nova contratação de empresa, referente a manutenção do equipamento”.

Legenda: As chamas danificaram parte da estrutura superior da Arena Castelão. Foto: Fabiane de Paula

“Entregue em perfeitas condições”
A reportagem também ouviu o gestor da empresa LuArenas, antiga administradora da Arena Castelão antes do retorno à Sejuv. Flávio Portela não quis comentar sobre a atual gestão, cuja pasta é comandada pelo secretário Rogério Pinheiro, mas garantiu que o equipamento foi entregue em totais condições de uso e sem nenhum grave incidente.

“Em relação a ocorrência na Arena Castelão esse último final de semana só podemos comentar que a Arena foi entregue para o Estado do Ceará no final de 2018 momento em que entregamos o esquipamento 100% operacional. Em paralelo ajudamos na transição operacional na época já que a própria secretaria responsável no momento foi toda trocada e nos 6 anos de operação e manutenção da Arena que com centenas de jogos, shows e milhões de pessoas que passaram pelo equipamento e antecederam a entrega/devolução para o poder concedente não tivemos nenhuma ocorrência ou acidente de magnitude relevante. De qualquer jeito na época tínhamos uma estrutura de seguros e resseguros internacional para suportar tal tipo de ocorrência e como estamos longe da Arena há quase 2 anos e meio não tenho qualquer informação ou conhecimento para comentar o incêndio do último sábado”.

Investigações
Após o evento de sábado, as investigações das causas do incêndio da Arena Castelão estão sendo tocadas pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Segundo o órgão, na manhã desta segunda-feira (1), a equipe do Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm) deu continuidade ao levantamento de vestígios para identificar as possíveis causas do incêndio que ocorreu na Arena Castelão, na manhã de sábado (30).

De acordo com o órgão, na avaliação realizada hoje, a equipe da Pefoce coletou vestígios e fez uso de um drone, equipamento de voo não tripulado, para captar imagens panorâmicas e obter outras informações pertinentes para a perícia com o objetivo de identificar as causas do incêndio.

Gigante da Boa Vista
A Arena Castelão é a maior praça esportiva do estado do Ceará, com capacidade total, após a reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014, para 63 mil pessoas. A remodelação da arena custou R$ 525 milhões, sendo gerido pela iniciativa privada por 5 anos. O Castelão é a casa dos principais times cearenses. Ceará e Fortaleza, que atualmente atuam na Série A do Campeonato Brasileiro. Todos os anos, as principais equipes brasileiros atuam no estádio.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Inspeção de extintores, Teste Hidrostático, lavagem e empatação, manutenção, recarga de extintores, mangueiras, Porta Corta Fogo, equipamentos de combate a incêndio em Fortaleza, só na EXTINFOGO. Clique aqui e comprove os melhores preços e prazos da cidade.

João Bosco Alexandre

Você deve estar logado para postar um comentário